Avançar para o conteúdo

Praça da Alegria

A Praça da Alegria

PRAÇA DA ALEGRIA, 2018

Projeto Criativo

Projeto de Execução

Estúdio C | ‘Monte da Virgem’ PORTO

Construção cenográfica de estrutura fixa permanente para programa “Praça da Alegria” a emitir nas instalações da RTP Porto ‘Monte da Virgem’.

A implantação cenográfica ocupa a totalidade do Estúdio C (c. de 490m2) e será instalada sobre um piso renovado e pintado (não incluir na proposta a concurso)

ESTRUTURA BASE

O cenário é composto por dois níveis ou cotas. Um primeiro nível – piso zero (P0), à cota do piso de estúdio e um segundo nível – piso 1 (P1), a uma cota superior, estilo ‘mezzanine’. Estruturalmente será necessária a construção de uma plataforma que defina desde logo essas duas cotas cenográficas e à qual serão então acoplados todos os elementos cenográficos requeridos.

NOTA: Referir que esta plataforma será praticável e será utilizada, designadamente na cota superior, por figurantes e elementos das equipas técnicas. Esta circunstância, para além de toda a carga cenográfica instalada, exigirá um cuidado particular na execução desta estrutura, designadamente, com um ‘projecto específico’ e adequado, no âmbito da estabilidade e engenharia, no escrupuloso cumprimento de todas as certificações, normas e regras de segurança vigentes e exigíveis a este tipo de estruturas.

[eventuais alterações estéticas, motivadas por necessidades estruturais, deverão ser definidas em conjunto com a RTP, na pessoa do seu cenografista, por via a minimizar alterações de ordem técnica e visual no âmbito da realização televisiva]

[não são permitidas quaisquer fixações intrusivas ao piso de estúdio nem às paredes do mesmo, pelo que a estrutura deverá ser autoportante podendo apenas existir alguns elementos de travamento/esquadria de segurança ao edifício]

Para além das questões de ordem estrutural, esta plataforma incorporará diversos elementos de cariz técnico e cenográfico, na sua maioria no forro/tecto da plataforma no piso 0.

A saber:

Iluminação pontual e direcionada (projectores embutidos);

Iluminação geral e difusa (tecto rectroiluminado);

Acessibilidades técnicas (escadarias laterais, à direita e à esquerda da estrutura);

Movimentação entre pisos (Elevador Panorâmico);

Varandim/Guarda-Mãos em acrílico/policarbonato cristal em todo o perímetro da cota superior.

Segue-se um descritivo por piso (P0 e P1) e começando do lado esquerdo. Existindo elementos que atravessam, ou se prologam, da cota mais baixa até ao topo da cota cenográfica (aprox. 5000mm), estes ficam alocados a P0. Todos os segmentos definidos têm uma designação própria para uma melhor identificação.

Todas as estruturas se baseiam em construção tradicional (madeiras ou estruturas metálicas) em que existem acabamentos/revestimentos similares entre os diversos segmentos (caixas de luz – acrílicos ou termoclear; opacos lacados meio-brilho e folheados, telas impressas ou aplicações em vinil frost). As referências específicas a cores, densidades de filtros, ou outras particulares serão definidas posteriormente sendo que os acabamentos se manterão inalterados.

A iluminação é tipicamente em led (projectores ou fita) sendo que existem elementos com a variante rgb e outros apenas a branco e outros ainda, em que deverão coexistir ambos (linha dedicada de branco ‘Bright White’). A temperatura de referência é de 3200 graus Kelvin e os projectores deverão ser certificados com a tecnologia ‘Flicker Free’.

MOD P0 COZ

“vinoteca”

. Construção de módulo vertical (3500x4850mm) que se estende até à cota máxima. A frente opaca, dividida em três planos, é em madeira folheada a carvalho branco (ou similar madeira clara) com envernizamento incolor e com alhetas horizontais de 30mm em toda a extensão dos planos de madeira (ver desenho). Rasgo ou Caixa de luz, com iluminação rgb, de 250mm de largura e a toda a altura do elemento. Nicho de armazenamento com plano de fundo em caixa de luz com iluminação rgb. Estrutura em zig-zag (1250x4850mm) com acabamento a pintura lacada de cor branca e prateleiras e prumada vertical em acrílico/policarbonato cristal e espessura suficiente para suportar peso (garrafas cheias).

“caixa de luz”

. Painel (4800x4850mm) em madeira folheada a carvalho branco (ou similar madeira clara) com envernizamento incolor e com alhetas horizontais de 30mm em toda a extensão dos planos de madeira (ver desenho). Caixa de luz saliente (4000x3000mm) com acabamento a pitura lacada meio-brilho e iluminação led branco e aplicação de tela impressa, engradada e escamoteável (3 unidades para três cenários diferenciados). Moldura/aro de remate em aço inox escovado. Elemento decorativo (arbustos, plantas falseados) aplicados nas laterais da caixa de luz saliente.

. Vinil impresso (4000x2700mm) a colocar no piso de estúdio para receber elementos móveis (bancada de cozinha, mesas e outros) (imagens a fornecer)

. Instalação de 3 unidades de candeeiros decorativos (a escolher) com instalação elétrica activa suspensos à teia de estúdio.

“vertical”

. Construção de monólito (4850x1400mm) com frente opaca e acabamento a pintura lacada meio-brilho. Construção de tubos cilíndricos de luz em acrílico despolido) com instalação de fita de led rgb com linha dedicada de led branco (bright white), no interior e definição de dois circuitos/vias de cor (ver desenho técnico).

. Vinil/Linóleo de recorte, instalado no chão do estúdio, ‘nasce’ neste elemento e prolonga-se, em curva, até ao módulo seguinte (ver desenho técnico).

MOD P0 CURVO ESQ

“curvo esq”

. Construção de conjunto de ‘ilhargas’ e ‘horizontais’ em madeira com acabamento a pintura lacada meio-brilho (refª a definir) que definem sistema de caixas de luz (8565x2300mm) em curva, com frentes em acrílico despolido, a ser instalado sob a plataforma. Nicho com plano de fundo opaco, com o mesmo acabamento, para colocação de adereço (manequim) e iluminação de dois projectores embutidos no tecto. Remate final em painel opaco com acabamento idêntico ao restante elemento. As caixas de luz funcionam por colunas e serão necessárias definir 3 circuitos/vias de cor (ver desenho técnico). Na frente de todo o elemento será aplicada uma Instalação decorativa que consiste na estruturação de uma moldura metálica revestida a material tipo licra ou tela translúcido que permita a retroiluminação proveniente das caixas de luz.

. Presente neste espaço uma zona referenciada como de iluminação geral e difusa em todo o tecto deste elemento mais saliente/em consola.

“candeeiro 3D”

. Construção de estrutura tridimensional (aprox. 2000x2000mm) em tubo metálico com inserções no perfil, de fita de led rgb

MOD P0 CENTRAL

“central”

. Construção de estrutura angulada em madeira (9600x2300x800mm) com acabamento a pintura lacada meio-brilho. Definição de três zonas de imagem, envolvidas por ‘moldura’ trapezoidal tridimensional e recuada em relação à frente do painel: Uma central, com a instalação de painel de ecrãs (existentes), em que será necessária a construção de um sistema de suporte para os referidos ecrãs, em ferro e que permita a sustentação do conjunto. As laterais, duas, com a construção de caixas de luz para aplicação de grades com tela tensionada e impressa (imagens a fornecer) e iluminação led branco.

. No lado esquerdo do alçado existe um “portal” constituído por uma moldura em madeira com alhetas horizontais e acabamento a pintura lacada meio-brilho. A porta, em vidro acrílico tem aplicada película vinílica frost (2 densidades – refºs a definir)

. Vinil/Linóleo de recorte, instalado no chão do estúdio, composto por 4 peças, de forma e tamanhos idênticos (ver desenho técnico).

“estrado”

. Construção de estrado (9400x5500mm) em madeira com 3 níveis, e acabamento a pintura lacada de alta resistência (duas cores – refªs a definir). No espelho de todos os desníveis criação de rasgo de luz indirecta (ao nível do patim inferior) com iluminação led rgb. Na superficie do estrado inferior será embutida uma caixa de luz em vidro acrílico/policarbonato despolido em que a estrutura interior deverá ser oculta (prumos ou sistema de sustentação em acrílico/policarbonato cristal)

. Elementos decorativos (arbustos, plantas falseados) aplicados no nível superior do estrado, de ambos os lados

“monolitos”

. Construção de 4 colunas acrílicas/policarbonato (490x320x2100mm) constituídas por 7 elementos prismáticos com iluminação interior rgb e sustentados por ilhargas em acrílico/policarbonato cristal por forma a serem visualmente ‘invisiveis’, e fixas ao estrado

“mesa de centro”

. Construção de bloco de madeira de forma orgânica (1500x765x400mm)com acabamento a pintura lacada meio-brilho para apoio central de zona de entrevistas.

MOD P0 CURVO DTO

“curvo dto”

. Construção de estrutura em madeira, a instalar sob a plataforma, com acabamento a pintura lacada meio-brilho composta por várias camadas/alçados formando um corredor interno. O primeiro alçado, frontal, define como que uma ‘caixa’ com rompimento desenhado na frente cenográfica (primeira pele). Na parte esquerda, e agregados a este elemento, existem 3 folhas de acrílico cristal onde serão aplicadas películas vinil frost (diferentes densidades) que filtram o plano posterior de elementos decorativos (arbustos, plantas falseados), aplicados a toda a cota cenográfica de P0. Na parte esquerda deste alçado, e após a abertura que permite a entrada no corredor descrito, existe uma estante aberta para colocação de elementos/adereços decorativos vários. No seguimento desta frente, e já no ‘alçado lateral direito’ desenvolve-se uma caixa de luz, dentro do rompimento desenhado na frente fixa. Esta caixa de luz inclui a aplicação de tela impressa tensionada em grade metálica (imagem a fornecer). Neste espaço haverá a colocação de três ecrãs (existentes) e onde será necessário, repetir, a construção adaptada de sistema de suporte dos referidos ecrãs, sendo que, neste caso, deverá ser estudada a forma de ocultação do sistema por forma a evitar quaisquer sombreamentos devido ao facto desta estrutura estar dentro da caixa de luz.

. Na parte superior deste elemento, por cima da caixa de luz dos ecrãs (atrás descrito) prolonga-se até à cota cenográfica máxima, uma outra caixa de luz (3500x2550mm) composta por plano de iluminação interior visível, desenhado por tubos cilíndricos de acrílico despolido com iluminação led rgb no interior e uma frente em termoclear cristal (policarbonato alveolar).

. Vinil/Linóleo de recorte, instalado no chão do estúdio, composto por 2 peças, que ‘acompanham’ o desenho do primeiro alçado e a envolvente do ‘elevador’ (ver desenho técnico)

. Em toda esta área serão instalados/embutidos diversos elementos de iluminação direcionada bem como uma área de iluminação geral e difusa em todo o teto deste elemento mais saliente/cobertura.

. No alçado interior, para lá do espaço reservado aos elementos decorativos atrás descritos, desenvolve-se toda uma frente em caixa de luz, cujo sistema se prevê idêntico aos demais, em que a circunstância de ser angulado exigirá, obviamente, a existência de juntas verticais, devendo estas, no entanto, ser o mais disfarças possível.

MOD P0 EVENTOS

“eventos”

. Construção de estrutura em madeira com parede dupla. Fundo opaco e liso para aplicação de imagem gráfica (4980x4850mm). Na frente da imagem existe um plano de tiras opacas – máscara – de desenho irregular com acabamento a pintura lacada meio-brilho. Entre os dois planos serão aplicados elementos decorativos (arbustos, plantas falseados). No seguimento deste elemento existirá um painel de remate cenográfico (2925x4850mm), liso, para aplicação de imagem impressa.

. Nas costas deste módulo, o plano vertical (5350x4850mm) deverá ter acabamento liso para receber imagem gráfica (a definir). No piso será aplicado tapete de relva artificial (5000x4000mm)

. Complementando esta área existirá um painel assente em sistema móvel autoportante (4000x3000mm), tipo ‘charriot’, que fechará esta zona de intervenção.

MOD P1

. Na cota superior da plataforma, desenvolvem-se diversos alçados que repetem elementos comuns na sua tipologia ao longo de todo o perímetro cenográfico e nos diversos segmentos definidos. As dimensões são variadas mas a descrição é idêntica para todas as tipologias definidas.

A saber:

               . Caixas de Luz em Xadrez – Construção de sistema de ilhargas e horizontais definidores de caixas de luz individualizadas, ainda que agrupadas em circuitos/vias de iluminação led rgb – 3 vias por módulo – e painéis opacados com acabamento a pintura lacada meio brilho

               . Caixas de Luz Raiadas – Construção de volume fechado em caixa de luz com sistema de iluminação único em led rgb + led branco (‘bright white’). Máscara frontal (ver desenho técnico) em material opaco com acabamento a pintura lacada meio-brilho.

               . Caixa de Luz com Tubos de Luz – Construção de volume fechado para aplicação de tubo cilíndrico em acrílico despolido (posições desalinhadas) e frente em termoclear cristal (policarbonato alvéolar). Iluminação led rgb + led branco (‘bright white’) no interior dos tubos acrílicos.

               . Painel Opaco – Parede lisa com acabamento a pintura lacada meio-brilho

“lat esq”

. Construção de ‘caixa de luz em xadrez’ (3600x2300mm) seguida de ‘painel opaco’ (975x2300mm)

“canto”

. Construção de ‘caixa de luz raiada’ (3900x2300mm) seguida de ‘caixa de luz com tubos de luz’ (1425x2300mm)

“frente”

. Construção de duas ‘caixas de luz em xadrez’ (1975x2300mm e 2950x2300mm), uma ‘caixa de luz raiada’ (5000x2300mm), duas ‘caixas de luz com tubos de luz (1425x2300mm e 2000x2300mm) e três ‘paineis opacos’ (1100x2300mm, 600x2300mm e 2550x2300mm)

. Na ‘caixa de luz raiada’, central, será ainda colocada uma placa opacada de recorte irregular para a aplicação de imagem impressa com a imagem gráfica do programa.

“lat dto”

. Este módulo é o único que difere das tipologias atrás definidas sendo a que neste caso, as caixa de luz incorporam uma tela tensionada com impressão (imagem a fornecer), similares a outras definidas em P0. O acabamento é também em pintura lacada maio-brilho (refª a definir)

MOD ELEVADOR PANORÂMICO

. Construção de sistema elevatório praticável que faça a ligação entre os dois pisos da plataforma estrutural de base. Idealmente, o sistema mecânico deverá ser colocado na parte posterior do conjunto, em relação ao eixo de captação principal (a definir posteriormente). Conceptualmente trata-se de um cilindro em vidro acrílico/policarbonato cristal em que a estrutura de suporte deverá ser minimizada por forma a se obter uma imagem o mais ‘limpa’ possível.

NOTA: As mesmas notas com relação à certificação de segurança e normas  de utilização vigentes, evocadas para a ‘Plataforma/Estrutura Base’, também se aplicam a este módulo, porquanto se exigirá esses elementos no acto da concepção efectiva do elemento.

Projeto Técnico

Proposta 3D

Execução em Oficina

Cenário Praça da Alegria 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *